No domingo, dia 5 de novembro, decorreu em São Martinho de Mouros, concelho de Resende, a 1.ª prova de perícia oficial, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e organização oficial do Guarda Unida Desportiva em parceria com o Automóvel Clube Clássicos Caldas de Aregos.
O dia apresentou-se instável, em termos climatéricos, mas tal não impediu que comparecessem à partida 35 pilotos distribuídos pelos três grupos e seis classes, com especial destaque para os 21 veículos originais da marca BMW.
Cumprindo com o regulamento realizaram-se as verificações administrativas e técnicas, tendo-se efetivado uma passagem na parte da manhã e as restantes três na parte da tarde.
António Borges, o ‘papa pódios’
Realizada a competição o grande vencedor à geral foi António Borges, em Caterham Protótipo, com o tempo de 1.06.899, seguido de André Almeida, com 1.12.085 e Ricardo Rodrigues a fechar o pódio, com 1.12.677, ambos em Honda S800.
O Top 10 ficou constituído por Manuel (Maravilhas) Sousa, em quarto lugar, seguido de Jorge Pinho, José Carlos Pouca Sorte, Tiago Carvalho, António Silva, Celso Santos e Jorge Loureiro.
Grande pelotão de originais
Das seis classes às quais eram admitidos os concorrentes; Grupos 1, 2 e 3, Classes A e B, respetivamente Protótipos, Transformados e Originais, de Tração Dianteira e de Tração Traseira, o G1CA não teve concorrentes, o mesmo tendo acontecido no G2CA, sendo a maior participação de concorrentes com viaturas originais, Grupo 3, num total de 28.
No G1CB, António Borges, em Caterham Super Seven, foi o primeiro, seguido de Elton Ramalho, em Smart, e Luís Albuquerque, em Caterham Superseven.
No G2CB, foi uma luta familiar entre André Almeida Rodrigues e Ricardo Rodrigues, vencida pelo mais novo, ficando o pai a somente a 592 milésimas de segundo, ambos em Honda S800.
No G3CA, Manuel Maravilhas, em Opel Corsa, foi o vencedor, seguido de Jorge Loureiro, em Peugeot 205 e Pedro Santos, em Peugeot 106.
No G3CB, Jorge Pinho, em Toyota Starlet, subiu ao lugar mais alto do pódio deixando os restantes para José Carlos Pouca Sorte, em BMW E30, e Tiago Carvalho, em BMW E36.
Copa BMW
Atendendo ao elevado número de veículos BMW presentes a organização decidiu fazer uma classificação extra; a Copa BMW.
Apurados os resultados o grande vencedor foi José Carlos Pouca Sorte, em BMW E30, versão carrinha, seguido de Tiago Carvalho, em BMW E36 e André Marinho, em BMW E30, a fechar o pódio, sendo que Tiago Carvalho ficou a somente 283 milésimas do vencedor.
Balanço de um dia de corridas
No final de um dia, marcado pela instabilidade do tempo, foi feita a cerimónia de entrega de troféus na qual marcaram presença o Vice-presidente da Câmara de Resende, Osvaldo Vasconcelos, que destacou a importância da prova, a sua inscrição na FPAK e a afirmação do concelho de Resende no desporto automóvel, as vereadoras, Maria José Dias e Carla Costa e o Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho de Mouros, António Ferreira, que referiu a importância da prova e a forma como decorreu.
Da parte da organização, Automóvel Clube Caldas de Aregos, representada pelo Presidente da Direção, Casimiro Peralta, foi feito um balanço positivo da prova e o envolvimento de muitas entidades e pessoas para o sucesso da mesma. O Presidente do Guarda Unida, António Pissarra, realçou a satisfação pela colaboração para a formalização da prova e a forma como decorreu a competição.